domingo, 15 de março de 2015

Atividade 5 ano semana 16 à 20 de março

Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande
Estado de São Paulo
Secretaria de Educação
Semana de 16 até 20 de Março
  • Educação física quarta e sexta feira das 18:00 às 19:00;
  • Segunda-feira:

L.P. Texto informativo: Por que a água borbulha quando ferve?

Já reparou que os adultos adoram tomar chá e café? Talvez tenha sido ao observar sua mãe colocando a água para ferver que a leitora Paula Gomes pensou na pergunta: por que a água solta bolhas quando ferve?
É fácil entender. Na verdade, as bolhas nada mais são do que a água se transformando em vapor. O momento em que a água começa a ferver é o momento em que ela entra em ebulição, ou seja, passa do estado líquido para o gasoso.
Se você é observador, já reparou que, em uma panela, a água não evapora toda de uma vez só. As partes do líquido que estão mais próximas à fonte de calor começam a virar vapor primeiro. Por isso, a água do fundo da panela – mais próxima da chama do fogão – atinge a temperatura de ebulição antes do resto e sobe à superfície na forma de bolhas.
As bolhas que se formam no fundo da panela sobem porque o estado gasoso é sempre menos pesado do que seu estado líquido. No trajeto, essas bolhas podem unir-se umas às outras, aumentando o tamanho da bolha. Por isso, as bolhas têm tamanhos diferentes quando chegam à superfície do líquido em ebulição.
O vapor, nem preciso dizer, é muito quente, e por isso o melhor é manter distância das panelas de água fervente. Mas, agora que você já sabe o que acontece lá dentro, pode explicar para seus amigos e familiares da próxima vez que tomarem um chá ou café!
Atividade de compreensão do texto
  1. O que os adultos gostam de fazer?
  2. Qual foi a curiosidade de Paula ao observar sua mãe?
  3. O que são as bolhas?
  4. O que significa ebulição?
  5. O que acontece com água mais próxima da chama do fogão?
  6. Por que as bolhas têm tamanhos diferentes umas das outras?
    Gramática:
  7. Separe as sílabas das palavras abaixo e classifique-as como oxítona, paroxítona e proparoxítona:
    A) fervente: D) café:
    B) água: E) superfície:
    C) próximo: F) você:
  8. Descreva os dígrafos do texto:
  9. Escreva os substantivos próprios que aparecem no texto:
  10. Complete com CH ou X:
    A) en__arcado B) ___oque C) __umbo D) ___ute E) me__endo F) __odó
    G) __á H) ___ama I) __erife M) fa__ina N) ___ícara O) li___o
  11. Pesquise no dicionário 8 palavras com CH e 8 palavras com X.
  • MATEMÁTICA: NÚMEROS SOBRE A ÁGUA
  • O CONSUMO MUNDIAL DE ÁGUA TRIPLICOU EM 1950. MAS AS RESERVAS DE ÁGUA DO NOSSO PLANETA NÃO ACOMPANHARAM O AUMENTO DO CONSUMO, CONTINUANDO ASSIM NOS MESMOS NÍVEIS.
  • O QUE CHAMA ATENÇÃO TAMBÉM É QUE NAS ULTIMAS DÉCADAS O CONSUMO MÉDIO DE ÁGUA TEM SE AMPLIADO CERCA DE 50%.
  • USANDO UMA TORNEIRA ABERTA DURANTE 5 MINUTOS, PARA ESCOVAR OS DENTES OU FAZER A BARBA, SE GASTA EM MÉDIA 12 LITROS DE ÁGUA. ALGUMAS MANEIRAS DE ECONOMIZAR ATÉ 2 LITROS DE ÁGUA SÃO: ESCOVAR OS DENTES UTILIZANDO UM COPO DE ÁGUA, FAZER A BARBA COLOCANDO UM TAMPÃO NA PIA.
  • UMA TORNEIRA QUE FIQUE GOTEJANDO UM DIA INTEIRO GASTA CERCA DE 48 LITROS DE ÁGUA. OUTRA ATITUDE QUE DESPERDIÇA MUITA ÁGUA É UM BANHO DEMORADO.        
  • UMA DESCARGA CHEGA A GASTAR 19 LITROS DE ÁGUA. POR ISSO RECOMENDA-SE QUE SEJAM TROCADAS AS VÁLVULAS DE DESCARGA ANTIGAS POR VÁLVULAS NOVAS QUE TEM DUAS OPÇÕES DE DESCARGA, E PARA QUEM NÃO PODE TROCAR A DESCARGA DEVE-SE EVITAR DESCARGAS DESNECESSÁRIAS E PROLONGADAS.
  • DEVEMOS TER CONSCIÊNCIA QUE A ÁGUA É UM BEM ESSENCIAL PARA A VIDA DE TODOS, POIS NÓS PODEMOS PASSAR ATÉ 28 DIAS SEM COMER, MAS APENAS 3 DIAS SEM ÁGUA.
  • ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
  • QUANTOS ANOS FAZEM QUE O CONSUMO DE ÁGUA TRIPLICOU NO MUNDO?
  • SE CARLOS ESCOVAR OS DENTES E FIZER A BARBA TODOS OS DIAS NO FINAL DE UM MÊS QUANTOS MINUTOS ELE TERÁ USADO PARA ESCOVAR OS DENTES E FAZER A BARBA?
  • UMA DESCARGA GASTA CERCA DE 19 LITROS DE ÁGUA. DESCUBRA QUANTO DE ÁGUA CADA CASA GASTARÁ  COM DESCARGA EM UM DIA.
    A) NA CASA DE FERNANDA TEM 2 PESSOAS, QUE PUXAM A DESCARGA CERCA DE 7 VEZES AO DIA.
    B) NA CASA DE ROBSON TEM 5 PESSOAS, ELES UTILIZAM A DESCARGA 18 VEZES AO DIA.
    C) NA CASA DE RAFAEL TEM 4 PESSOAS, ELES DÃO DESCARGA NO BANHEIRO 23 VEZES AO DIA
  •  COPIE TODOS OS NÚMEROS QUE APARECEM NO TEXTO:
  • ESCREVA ESTES NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE:
  • ESCREVA ESTES NÚMEROS POR EXTENSO:
  • SABENDO-SE QUE UMA TORNEIRA GOTEJANDO GASTA 2 LITROS DE ÁGUA POR HORA, RESPONDA QUANTO ELA GASTARÁ EM:
    A) 5 HORAS: D) 1 DIA:
    B) 15 HORAS: E) 1 SEMANA:
    C) 8 HORAS: F) 1 MÊS:
  • Gincana torta cara;
  • Lição de casa:
  1. Efetue as operações abaixo:
    A) 234 x 11 = D) 124 x 11 =
    B) 203 x 12 = E) 341 x 12 =
    C) 173 x 13 = F) 490 x 13 =
  • Terça-feira:
Ciências: Tratamento e distribuição de Água

A água é uma substância muito necessária ás atividades humanas. Além de ser ingerida pelas pessoas, ela também é utilizada para preparar alimentos, lavar roupas, tomar banho, limpar as residências entre outras atividades. No entanto, para que essa água seja utilizada é necessário que ela seja tratada para depois ser distribuída. A água que sai das torneiras das casas geralmente é retirada de rios ou repressas, passa por uma estação de tratamento e, depois de tratada, é distribuída para ser utilizada pela população.

  • Etapas de tratamento e distribuição de água:
Coleta em rio ou repressa: a água que chega até as torneiras das casas é retirada de rios ou repressas e levada até a estação de tratamento de água.
Estação de tratamento: nessa estação, a água passa por vários tanques, onde é filtrada e purificada. Nesses tanques, algumas substâncias, como cal e cloro, são misturadas à água para ajudar no processo de purificação.
Reservatório: terminado o tratamento, a água sai da estação por meio de tubos e é armazenada em grandes reservatórios ou caixas d'água.
Distribuição: dos reservatório, a água tratada é distribuídas à população, chegando às nossas casas.
Entre a estação de tratamento de água, o reservatório e nossas casas, a água realiza um longo trajeto, passando por vários canos e tubulações. Nesse percurso, elaa pode adquirir algumas impurezas.
Por isso, mesmo em lugares onde existe estação de tratamento de água, são recomendados alguns procedimentos antes de tomá-la. Exemplo: filtrar a água e ferver a água.
Além dos cuidados indicados anteriormente, devemos também estar atentos à caixa d'água que abastece o local onde moramos. Ela deve permanecer tampada para que ratos, baratas e outros animais não contaminem a água e transmitam doenças.
Limpar a caixa d'água pelo menos duas vezes por ano também afasta o risco de doenças e garante uma vida mais saudável. Nos lugares em que não existem estações de tratamento de água, as pessoas ingerem água de bicas, minas, fontes ou de poços. Nesses casos, a água deve ser fervida ou tratada com algumas substâncias, como cloro, e filtrada, para depois ser ingeridas.
Fonte Coleção: É bom aprender pág.246,247
Atividade de compreensão de texto

  1. Qual é a importância da água para nossa sociedade?
  2. De onde é retirado a água que abastece nossas casas?
  3. Quais são as etapas de de tratamento e distribuição de água?
  4. Quais substâncias são usadas para purificação da água?
  5. Por onde passa a água que é levada dos reservatórios até nossas casas?
  6. Quais procedimentos são recomendados para as pessoas antes que consumam a água?
  7. Por que as caixas d'água devem permanecer tampadas?
  8. Por que devemos limpar a caixa d'água duas vezes por ano?
  9. Nos lugares que não possuem tratamento as pessoas ingerem água de quais fontes?
  • Geografia: República Federativa do Brasil

O nome oficial do nosso país é República Federativa do Brasil. O Brasil está dividido em 26 estados e um Distrito Federal, onde fica Brasília, capital do país, a sede do governo brasileiro. O sistema de governo do Brasil é a República Federativa Presidencialista.
Quem governa o Brasil é o presidente da República, eleito para um mandato de quatro anos. Os estados são administrados pelos governadores. Os estados brasileiros estão divididos em partes menores, os municípios, que são administrados pelos prefeitos.
Vivemos em uma democracia, palavra que quer dizer “governo do povo”. Por isso, nossos representantes – presidente, governadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores, senadores – são eleitos pelo povo. Nas eleições o voto é secreto.
Fonte: Caderno do futuro Ibep – Geografia

Atividade de compreensão do texto e leitura do mapa

  1. Qual é o nome oficial do Brasil?
  2. Como o Brasil está dividido?
  3. Qual é a capital do Brasil?
  4. Quem governa o nosso país?
  5. Quem administra os estados?
  6. O que significa democracia?
  7. Quem são os representantes da democracia?
  8. Qual o nome do estado onde você mora?
  9. Quais estados fazem fronteira com seu estado?
  10. Qual oceano banha o litoral do seu estado?
  11. A capital está localizada em qual estado?
  12. Faça uma lista com o nome de todos os estados e suas capitais.
Questão 13:
Direito é uma daquelas coisas difíceis de se definir. Entretanto, sabemos o que significa, pois todos nós temos direitos. Direito à vida, à liberdade, ao trabalho, à felicidade. E as crianças? As crianças também têm direitos. Você conhece os seus? Pesquise sobre seus direitos e apresente na próxima aula aos seus colegas o que você descobriu.
  • Artes:


  • Lê com atenção e resolve os problemas matemáticos abaixo :
1. Uéliton comprou um pacote de amendoim por R$3,50, um pacote de pipoca por R$2,80 e um suco de uva por R$2,40.
A) Quanto ele gastou?
B) Quanto Uéliton recebeu de troco se deu para pagar uma nota de R$10,00.
2. Comprei 6 pacotes de amendoim por R$3,45 cada um . Quanto gastei?

3. Fui ao supermercado e comprei um pacote de açúcar por R$2,15 , um pacote de arroz por R$5,90 e uma lata de óleo por R$3,90 .
A) Quanto gastei?
B) Quanto recebi de troco se dei para pagar uma nota de R$20,00?
4. Papai comprou uma televisão por R$756,00 . Vai pagá-la em 9 parcelas iguais. Qual é o valor de cada parcela?
5. Maria Celiana comprou um celular e vai pagá-lo em 6 parcelas iguais de R$42,50. Qual é o valor total do celular?
6. Mamãe comprou uma geladeira por R$3.984,00 . Vai pagá-la em 8 parcelas iguais. Qual o valor total de cada parcela?
7. Vítor comprou um celular e vai pagá-lo em 8 prestações iguais de R$25,50. Qual é o valor total do celular?
  1. Vovô comprou um dormitório por R$2.765,00 . Vai pagá-lo em 7 parcelas iguais. Qual é o valor total de cada parcela?
  • Lição de casa:
REPRESENTE OS NÚMEROS ABAIXO POR MEIO DE NÚMEROS ROMANOS:
27 = ___________________________
48 = ___________________________
76 = ___________________________
189 = __________________________
251 = __________________________
325 = __________________________
400 = __________________________
443 = __________________________
574 = __________________________
790 = __________________________
832 = __________________________
999 = __________________________
1.376 = ________________________
2.682 = ________________________

PASSE OS NÚMEROS ROMANOS PARA NÚMEROS INDO-ARÁBICOS:
CCXLIX = ______________________
CDXVII = ______________________
DLXVIII = ______________________
CMLXXIX = _____________________
MDCLI = _______________________
MMDLXXXVI = __________________

LIGUE OS NÚMEROS CORRESPONDENTES:

MD

1.555
MDV

1.055
MDLV

1.500
MV

1.505
MLV

1.005
  • Quinta-feira:
Atividade do filme: Acquaria


O filme pode ser usado para abordar questões relativas ao meio ambiente, preservação do planeta e de seus recursos naturais. No futuro, nômade misteriosa é abrigada por três rapazes - um deles, filho de cientistas que criaram uma máquina capaz de acabar com a crise hídrica que assola o planeta. Neste ambiente árido, vivem Sarah (Sandy), Kim (Junior) e seus amigos Guili (Igor Rudoff) e Gaspar (Emílio Orciollo Neto). Os quatro vão enfrentar grandes desafios em um lugar cheio de perigos e mistérios, na busca do bem mais raro e precioso da Terra: a água.
Ficha técnica:
(Acquária, Brasil, 2003)
Gênero: Aventura, Drama, Ficção
Duração: 103 min.
Tipo: Longa-metragem / Colorido
Distribuidora(s): 20th Century Fox, Fox Film
Produtora(s): Film Planet Group, Globo Filmes, Spectra Mídia Produções
Diretor(es): Flavia Moraes

Produção de texto: escreva a história do filme, conte tambem sobre a importância da água e como o mundo pode ficar sem água.

  • Biblioteca: Escolha do livro para leitura e fichamento;

Ficha de leitura.

Aluno (a): _______________________________________________________
Título do livro: ___________________________________________________
Autor (a): _______________________________________________________
Ilustrador (a): ____________________________________________________
Editora: _________________________________________________________


Escreva resumidamente sobre o livro que você leu, de opinião do que você mais gostou:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  • Sexta-feira:
História: A chegada dos portugueses

chegada dos portugueses ao Brasil é ainda hoje uma questão sem respostas claras. Durante muito tempo afirmou-se que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 22 de Abril de 1500 por acaso, após a esquadra que comandava se desviar da rota traçada após uma tempestade. Mas há outras versões para essa história. Existem documentos que indicam a possibilidade de que o italiano Américo Vespúcio tenha viajado pela costa brasileira em junho de 1499. Outros documentos indicam que o espanhol Vicente Pinzón tenha também passado por aqui meses depois de Vespúcio. O também espanhol Diego de Lepe seria outro navegador a viajar em mares brasileiros, em 1500. Mas fontes um pouco mais antigas ainda indicam que o português Duarte Pacheco Pereira havia ancorado no Brasil em 1498, por ordem do rei de Portugal, D. Manuel I. Estas informações levam-nos a pensar se há possibilidade na história de se fazer afirmações com muita certeza sobre eventos que ocorreram há muito tempo. Talvez a dúvida seja a melhor forma de se chegar ao conhecimento. Mas o que é oficialmente certo é que a conquista do território brasileiro pelos portugueses se iniciou a partir da chegada de Cabral, em 22 de abril de 1500. Era a segunda viagem organizada pela coroa portuguesa com destino à cidade de Calicute, na Índia. Esta cidade indiana era um local de intenso comércio e a primeira expedição portuguesa que lá chegou, comandada por Vasco da Gama, em 1498, deu muito lucro para os portugueses.
Cabral estava encarregado de conseguir o mesmo sucesso que Vasco da Gama. Para isso, saiu de Lisboa em 09 de março de 1500, com uma esquadra formada por 13 embarcações (3 caravelas e 10 naus). Era a maior expedição marítima que já se tinha organizado. O financiamento da expedição foi conseguido pela coroa portuguesa em bancos de Florença, na Itália, e por outros mercadores.
A viagem durou pouco mais de um mês. O primeiro sinal de terra firme visto pelos portugueses foi o Monte Pascoal, no litoral sul da Bahia. Recebeu este nome por ser época da Páscoa e os portugueses serem católicos. Dias depois desembarcaram em local que deram o nome de Porto Seguro, hoje chamado de Santa Cruz Cabrália, na Bahia.
O escrivão da expedição, Pero Vaz de Caminha, registrou o primeiro contato entre os portugueses e os habitantes do local. Afirmava Caminha que eram puros e bons, admirando-se da nudez dos indígenas e de como não ficavam envergonhados com ela. Acreditava ainda Caminha que poderiam facilmente ser convertidos ao cristianismo.
Portugueses e indígenas realizaram ainda algumas trocas de produtos. Cabral mandou erguer uma cruz de pedra para registrar que havia tomado posse da terra. Realizaram-se duas missas no território, celebradas pelo frei Henrique Soares.
Essa terra teve vários nomes. Os tupis a chamavam de Pindorama, que em sua língua significava “região ou país das palmeiras”. Os portugueses, por acreditarem ser o local recém-conhecido uma ilha, deram o nome de Ilha de Vera Cruz. Mas a apelidaram também de Terra dos Papagaios, em virtude da existência de muitas destas aves.
Alguns anos depois, passaram a chamá-la de Terra de Santa Cruz, pois perceberam que o Brasil não era uma ilha. Mas a designação de Brasil só ocorreria em 1505 em razão da existência de muitas árvores de pau-brasil, utilizadas na Europa para o tingimento de tecidos.
Pedro Álvares Cabral ficou por aqui até o dia 1º de maio de 1500, quando ordenou que uma nau voltasse a Portugal levando uma carta de Pero Vaz de Caminha, dando as boas-novas da posse do novo território. Deixou nas novas terras dois degredados (pessoas condenadas a viver fora de seu local de origem) e continuou sua viagem à cidade de Calicute.
Durante muito tempo foi dito que o Brasil havia sido descoberto por Pedro Álvares Cabral. Mas se já existiam pessoas habitando o local, como poderia Cabral tê-lo descoberto? O mais correto seria dizer que Cabral iniciou a conquista do Brasil por Portugal.

  • Vamos entender o texto melhor, veja o dicionário do texto abaixo:
Esquadra:
Rota:
Costa:
Expedição:
Financiamento:
Mercadores:
Escrivão:
Cristianismo:
Designação:
Tingimento:
Degregados:


Atividade de compreensão do texto

  1. Como Pedro Alvares Cabral veio parar no Brasil?

  1. Quais outros navegadores podem ter encontrado o Brasil além de Cabral?

  1. Qual era o destino de Cabral em sua expedição?

  1. Quem foi os financiadores da expedição de Cabral?

  1. Por que os portugueses colocaram o nome de Monte Pascoal?

  1. O que Pedro Vaz de Caminha contou sobre as novas terras?

  1. Quais nomes o Brasil já recebeu?

  1. É correto afirmar que o Brasil foi descoberto?


  • Língua Potuguesa:

SUBSTANTIVO PRIMITIVO/DERIVADO


Substantivo primitivo – é aquele que não se origina de outro substantivo, mas dá origem a outros. Ex: pão, pedra, luz.
Substantivo derivado – é aquele que se origina de outros substantivos. Ex: padeiro, pedreira, luzeiro.

Exercícios
1. Forme substantivos derivados de:
pedra – ___________________ sol – _______________________
livro – ____________________ rio – _______________________
flor – _____________________ rei – _______________________
jardim – ___________________ banana – ___________________
mar – _____________________ máquina – ___________________
jornal – ____________________ dia – _______________________

2. Encontre os substantivos primitivos que dão origem aos derivados abaixo:
pobreza – ___________________ leiteiro – ______________________
porteiro – ___________________ paliteiro – _____________________
ansiedade – _________________ mangueira – ___________________
cavaleiro – __________________ peixeiro – ______________________
cachorrada – ________________ camponesa – ____________________
asneira – ___________________ casebre – ___________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário