domingo, 1 de março de 2015

Atividades 5 ano

Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande
Estado de São Paulo
Secretaria de Educação
Semana de 02 até 06 de Março
  • Educação física quarta e sexta feira das 18:00 às 19:00;

  • Segunda Feira:

L.P Ortografia
  • Sílaba Tônica
A sílaba tônica em uma palavra é a sílaba pronunciada com mais força. Quando a sílaba tônica é a última sílaba, a palavra é oxítona. Quando a sílaba tônica é a penúltima sílaba, a palavra é paroxítona. Quando a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba, a palavra é proparoxítona.

  1. Sublinhe as sílabas tônicas:

a) família b) preguiça c) matéria d) casa e) agradável f) refeição g) saúde

h) nadando i) brincar j) sacola k) floresta l) animal m) barata n) lixo

  1. classifique as palavras abaixo em oxítona, paroxítona e proparoxítona:

a) município:_________________ f) carne:_____________
b) professor:__________________ g) água:_____________
c) menino:___________________ h) depressa:__________
d) família:____________________ i) memória: __________
e) trabalho:___________________ j) felicidade: _________

  1. Separe as sílabas:
a) passado: g) trabalho:
b floresta: h) professor:
c) saudade: i) orgulho:
d) diálogo: j) gigante:
e) mandioca: k) aumento:
f) lua: l) álcool:

  1. Circule os encontros consonantais:
a) grande e) arte
b) drama f) dragão
c) quatro g) trave
d) livro h) arrepio

  1. Complete com M ou N:

a) pe_sou e) ta_bor i) se_pre
b) co_prido f) ba_bu j) a_bos
c) bo_de g) ca_po k) i_possível
d) alca_çaram h) ta_bém l) le_brança

  1. Complete as palavras usando ga, gue, gui, go e gu e separe as sílabas:
    a) ____rra b) fol___dos c) ___ar d) ____rro e) pre___çoso
    f) a___ nia g) ___nhava h) ami___nhos i) al___mas j) alu___l
    k) pa___de l) la___ m) fre___sia n) ___tarra o) man___ira
  2. Complete as palavras com gu ou qu :
    a) es___eleto b) moran__inho c) alu__el d) ban__inho e) fo__ete f) pin__inho
  3. Complete com que e qui :
    a) a__la b) na__le c) ___nte d) ___ria e) ___rido f) má___na g) ___abo
    h) ___ro i) __lo j) ___ria k) __lombo l) par__ m) ma___te n) ___brado
  4. Escreva as palavras do ditado abaixo e use o dicionário para conferir se estão certas:
    a)______________ c)______________ e) ________________ g) ______________
    b)______________ d)_____________ f)________________ h) ______________

Matemática: Sistema de numeração decimal: Ordem e Classe
  • Abase do sistema de numeração decimal é 10. Dez unidades de uma ordem forma uma unidade de uma ordem superior.
  • Cada algarismo ocupa uma ordem, três ordens formam uma classe.
    Observe o quadro posicional abaixo:

  1. Observe o algarismo destacado e preencha o quadro abaixo:

    Ordem que ocupa
    Valor absoluto
    Valor relativo
    124



    735



    612



    1098



    1262



    4529



    8750



  2. Observe o número abaixo e responda:
    378
    A) Quantos algarismos possui?
    B) Qual é o número de maior valor relativo?
    C) Qual é o algarismo de maior valor absoluto?
    D) Qual é a soma do valor relativo 3 com o valor absoluto do 7?
    E) Calcule a diferença entre o valor relativo de 7 e o valor absoluto de 8.
    F) Qual é a soma dos valores absolutos de todos os algarismos?
  3. O que vale mais:
    A) 1 unidade de milhar ou 7 centenas?
    B) 2 centenas ou 40 dezenas?
    C) 6 dezenas ou 80 unidades?
  4. Escreva o número que ocupa a ordem das unidades do milhão:
    A) 32.576.098: ______
    B) 19.000.900: ______
    C) 95.000.100:______
  5. Componha os números:
    A) 4 unidades de milhar, 6 centenas, 3 unidades. ___________;
    B) 7 centenas de milhar, 6 dezenas de milhar, 3 unidades de milhar, 4 centenas, 2 dezenas
    e 1 unidade._________________;
    C) 2 unidades de milhar, 9 centenas, 8 dezenas e 5 unidades.______________;
  6. Decomponha os números abaixo:
A) 3 721

B) 15 945

C) 584

D) 10 860

E) 6 703

F) 342 128

  1. Escreva por extenso:
    A) 754 692:
    B) 487 602 984:
    C) 132 695 740:
    D) 273 669:
    E) 6 539:
  2. De acordo com a informação no quadro responda:
A maior rodovia do Brasil é a Transamazônica. Ela tem 4.962 quilômetros de extensão.

A) Este número tem quantas classes ?
B) Qual é o maior valor relativo?
C) O que o algarismo nesta frase nos permite saber?
  • Trabalhando o descritor D13 da Prova Brasil
  1. Na América do Sul, 42490 clubes de futebol são registrados. Nesse número, qual é o valor do algarismo 2?
  2. No ábaco ao lado, Cristina representou um número. Qual foi o número representado por Cristina?
  3. A população de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é de 95.704 habitantes. O número de pessoas que moram em Corumbá escrito por extenso é:
  4. As placas dos automóveis são formadas por quatro algarismos. Considere os algarismos 8, 9, 1 e 5. Qual é o maior número que se pode escrever usando esses algarismos sem repeti-los?

  • Terça-feira:
Ciências: O Universo
O universo possui bilhões de galáxias, compostas por planetas, asteroides, estrelas, cometas, satélites naturais, poeira cósmica, entre outros corpos celestes. Existe uma grande quantidade de estrelas no universo, com diferentes tamanhos. As estrelas são corpos que apresentam luminosidade por realizarem várias reações termonucleares em seu interior, havendo liberação de energia.
Existem diversas galáxias no universo, sendo que uma delas é a Via Láctea, onde está localizado o sistema solar. O sistema solar é um conjunto de corpos que giram em torno de uma estrela principal, o Sol. Os planetas que compõem o sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, durante décadas, foi considerado um planeta do sistema solar, porém, em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) classificou esse corpo celeste como um “planeta anão”. A Terra, terceiro planeta a partir do Sol, possui apenas um satélite natural, a Lua, localizada a cerca de 380 mil quilômetros de distância do nosso planeta.
  • Sistema Solar
Entre os chamados planetas-anões, que são aqueles que recebem a influência de outros planetas em suas órbitas, temos: Plutão (desde 2006 deixou de ser considerado um planeta comum), Ceres, Éris, Makemake e Haumea.
É interessante perceber que, entre os planetas principais, os quatro mais próximos do sol são formados basicamente por rochas e, por isso, são chamados de planetas rochosos. Por outro lado, os outros quatro planetas mais afastados são formados basicamente por gases e, por isso, são chamados de planetas gasosos.
Dentre todos esses planetas, a Terra é a única a reunir condições para a formação de vida, pois possui temperaturas medianas que são capazes de manter a água no estado líquido em boa parte de sua superfície.
O Sistema Solar, apesar de ser muito grande em relação à Terra e aos seres humanos, é apenas uma minúscula parte que compõe uma galáxia chamada Via Láctea que, por sua vez, é uma porção muito pequena em relação ao universo.
Curiosidade: quando dizemos que os planetas giram em torno do Sol, não significa que ele esteja parado. Isso mesmo, o Sol – assim como todo o universo – está em constante movimento, em uma velocidade de mais ou menos 70.000 km/h.
  • A Terra
Terra é o terceiro planeta localizado mais próximo ao Sol e é um dos oito planetas do nosso sistema solar, sendo o único dentre eles que possui água no estado líquido. Sua atmosfera (a sua porção mais externa) é composta, principalmente, por oxigênio e nitrogênio, além de vários outros gases em menor quantidade.
A idade da Terra está estimada em 4,5 bilhões de anos, de acordo com os estudos geológicos já realizados. Sua formação resulta da conjunção de poeira cósmica provocada pela força da gravidade e, desde então, passou por diversas transformações. O ramo da ciência que estuda as transformações físicas da Terra ao longo do tempo é a Geologia, que dividiu a formação do nosso planeta em eras geológicas.
Graças à influência que o Sol exerce sobre a Terra, ela realiza alguns movimentos, dentre os quais se destacam a rotação e a translação. Rotação é o movimento que o planeta realiza em torno de si mesmo e é responsável pelos dias e as noites, já translação é o movimento realizado em torno do sol, responsável pelas estações do ano.


Atividade de compreensão do texto
  1. O que compoem o universo?
  2. O que são as estrelas?
  3. Em que galáxia está situado o sistema solar?
  4. Qual é a posição da terra em relação ao sol?
  5. Por que os planetas anões recebem este nome?
  6. Quais planetas formam o sistema solar?
  7. Qual é a distância da lua em relação a terra?
  8. Por qual motivo existem planetas chamados de rochosos e gasosos?
  9. O sol está em constante movimento? Justifique sua resposta.
  10. O que é Geologia?
  11. O que são os movimentos de rotação e translação?
  12. Por qual motivo a terra é o único planeta do sistema solar que possui vida?
  13. Escreva por extenso os números que aparece no texto.
  • Geografia – Representando a Terra: o mapa é um documento
  • O mapa é uma coisa que mostra tudo o que tem no mundo, ou melhor, na Terra. O mapa pode mostrar a foto do mundo todo, pode mostrar cada país, cada estado, cada município. O mapa também pode mostrar terras indígenas. Através dos mapas, podemos descobrir onde há rios, cidades, estradas, pontes, aldeias indígenas, serras, florestas, lagos onde a floresta já foi desmatada. O mapa pode mostrar muitas coisas. O mapa é um documento usado por nós para identificar muitas coisas.
  • Os mapas são representações de diferentes espaços terrestres no papel. Para representar os lugares da realidade no papel é preciso utilizar diferentes recursos: a escala, a legenda e a rosa dos ventos.
  • A escala
  • Para representar todo o Brasil em uma folha de papel, precisamos reduzir o tamanho do território para caber no papel. Para indicar essa redução, usamos a escala. A escala indica a relação entre a medida real e aquela encontrada para sua representação em uma folha de papel. Nos mapas 1 centímetro no mapa corresponde a 310 quilômetros da área representada. As escalas podem ser ou numéricas.
  • A legenda
  • Para representar elementos que existem na realidade são usados símbolos. Nos mapas podemos usar diferentes tipos de símbolos. As legendas nos ajudam a entender o que os mapas estão representando.
  • A rosa dos ventos
  • A rosa dos ventos representa os pontos cardeais: norte ( N ) , sul ( S ) , leste ( L ), oeste ( O ), e os pontos colaterais: nordeste ( NE ), sudeste ( SE ), noroeste ( NO ), sudoeste ( SO ). A rosa dos ventos ajuda a localizar elementos da realidade, representados no mapa.
  • Os continentes e oceanos no planisfério
  • No planisfério e no mapa-múndi a Terra está representada por seis continentes ( América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártida) e por três oceanos: pacífico, atlântico e índico.
  • Atividade de compreensão do texto
  • o que é o mapa?
  • O que podemos representar por meio dos mapas?
  • Para representar a realidade no papel quais recursos usamos?
  • Qual é a utilidade da escala em um mapa?
  • As escalas podem ser de dois tipos ____________ e ____________.
  • Por que utilizamos as legendas nos mapas?
  • Desenhe a rosa dos ventos e escreva seus pontos cardeais e colaterais.
  • Quais são os continentes que formam o mapa-múndi?
  • Quais oceanos existem na Terra?
  • Pinte o mapa acima.

  • Quarta-feira:
Artes: Como fazer um Vulcão?


O professor de Geografia pode, em suas aulas, promover um trabalho empolgante com os alunos: a construção de um vulcão. Esse trabalho pode ser executado para finalizar determinado conteúdo (vulcanismo, por exemplo) relacionado ou para apresentação em uma feira de ciências. Para isso são necessários alguns materiais, como: 


• Uma placa grossa de isopor para maquete;
• Argila para modelar o vulcão;
• Uma embalagem de filme fotográfico vazia;
• Corante de alimentos nas cores amarela e vermelha.
• Vinagre;
• Detergente líquido;
• Tinta e pincel;
• Bicarbonato de sódio.

Modo de fazer

- Utilizando a argila, modele o vulcão sobre a placa de isopor. No topo do vulcão coloque a embalagem do filme fotográfico com a boca para cima, essa representará a cratera.

- após a secagem da argila faça a decoração do vulcão e das áreas periféricas. Pinte-o de maneira que caracterize o que está sendo representado.

- finalizada a parte estrutural do vulcão, é hora de colocá-lo em funcionamento. Para isso, coloque dentro da cratera duas colheres de bicarbonato de sódio, uma colher de detergente, três gotas de corante vermelho e três, de amarelo. E, por fim, acrescente uma colher de vinagre.

- com a união desses elementos você verá o resultado. Esse processo produz uma fiel representação de um vulcão em atividade, vale apena conferir.


L.P Gramática: Substantivo
Já percebeu que cada elemento à nossa volta recebe um nome?
Vamos observar os exemplos:
casa – menino – bola - árvore - gato - cão
Esses elementos são chamados de substantivos, pois eles nomeiam os seres, comoanimais, objetos, pessoas, lugares.
Os substantivos se classificam em: comuns, próprios, concretos, abstratos, coletivos, primitivos e derivados.
Substantivos comuns – Indicam seres de uma mesma espécie:
Ex: livro – mesa – carro
Próprios – São aqueles que nomeiam seres de um modo particular, como nome de pessoas, ruas, avenidas, cidades, estados, países, entre outros:
Ex: Rio de Janeiro – Pedro – Praça dos Três Poderes – Palácio das Esmeraldas

Concretos – São aqueles que possuem existência de modo independente, não necessitando de outros para existirem:
Ex: mar – bosque – escola – pássaro
Abstratos – Dependem de outros seres para que eles existam:
Ex: amor – bondade – perdão – felicidade
Primitivos – Não derivam de nenhuma outra palavra da Língua Portuguesa:
terra – folha – ferro

Derivados – Formam-se através de palavras já existentes. Para entendermos melhor citaremos os exemplos acima, seguidos de seus derivados:
terra - terreiro
folha - folhagem
ferro - ferradura
Coletivos – São aqueles que indicam um conjunto de elementos de uma mesma espécie.
cardume - feixe – constelação – ramalhete.
Atividade
  1. Circule os substantivos comuns das frases abaixo:
    a) As crianças brincavam no parque.
    b) Meu gatinho é manhoso.
    c) A mulher batia palmas no portão.
    d) A moça dançou bem.
    e) Fui à praia no sábado.
    f) Vi uma abelha e sai correndo.
    g) A bola bateu na trave.
  2. Complete as frases com substantivos comuns e próprios.
    a) Quando sai do _____ encontrei _______.
    b) Conheço _______ desde pequeno.
    c) Passei as férias na __________.
    d) Vovô ganhou um ________.
    e) ____ dormiu em casa.
  1. Descreva os substantivos comuns e próprios do texto abaixo.
O LEÃO E O RATINHO
Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pelos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum. 
- Segue em paz, ratinho: não tenhas medo de teu rei. 
Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava. 
Atraído pelos urros, apareceu o ratinho. 
- Amor com amor se paga - disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se e fugir. 
Moral: Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão. 
(LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa. Volume Fábulas. São Paulo: Brasiliense) 

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1. Quem é o autor deste texto e qual o nome do livro em que foi publicado?
2. Por que o ratinho ficou paralisado pelo terror? 
3. O que aconteceu ao leão, dias depois de ele ter encontrado o ratinho? 
4. Por que o ratinho resolveu ajudar o leão? 
5. Quem são as personagens do texto? 
6. Quem conta a história? O ratinho? O leão? Outro? 
7. Toda fábula possui uma moral da história. Qual é a moral deste texto lido? 
  • Quinta-feira:
L.P Gênero textual: Email
Eis que nos deparamos com mais um gênero... Mas só que desta vez parece se tratar de uma modalidade que as pessoas utilizam mais frequentemente, não é verdade? 
O termo e-mail (redução de eletronic mail) significa “correio eletrônico”. Tem por função designar tanto a mensagem enviada por meio da Internet quanto o endereço para o qual enviamos a mensagem. Normalmente, costuma obedecer ao seguinte padrão:
nome@provedor.com.br, no qual o nome se refere ao usuário; o símbolo @ informa ao computador que o conjunto das informações é um endereço de e-mail; o provedor é a empresa que possibilita o acesso à Internet, mediante o pagamento de uma taxa; o termo “com” significa comercial e “br”, Brasil. 
Logo, ao enfatizar sobre as características linguísticas a que se refere o e-mail, temos que, em termos estruturais, ele se assemelha a outros gêneros, tais como: o bilhete, memorando e, sobretudo, a carta. Cada um de seus elementos juntamente com as funções desempenhadas por estes, de modo a efetivarmos plenamente os nossos conhecimentos:
    Vocativo - refere-se à pessoa para a qual é destinada.
    * Texto - caracterizado pela mensagem propriamente dita.
    * Despedida, seguida da assinatura do remetente.
    Quanto à linguagem, esta varia de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores envolvidos.

Atividade de compreensão de texto

  1. O que significa o termo e-mail?
  2. Qual é o padrão para enviar um e-mail?
  3. O que significa o símbolo @?
  4. Qual é a importância do provedor em um e-mail?
  5. O que significa os termos “com” e “br”?
  6. O e-mail se assemelha a quais outros gêneros de texto?
  7. Quais são as características do e-mail?
  8. Veja o e-mail abaixo e responda as questões:
A) Qual é o assunto do e-mail?
B) A quem se destina o e-mail e quem é seu remetente?
C) O que Carolina adora ler?
D) Imagine que você é o responsável por responder os e-mails da revista. Escreva uma mensagem respondendo a Carolina.
Matemática Situações problemas usando os descritores de habilidades
  1. (D14) Na reta numérica, abaixo, a distância entre os pontos E, F, G, H, I e J são as mesmas. Que ponto está representando o número 1990?
  2. (D18) Marcelo escreveu a seguinte multiplicação em seu caderno. O resultado dessa multiplicação é:
  3. (D19) Um mercado tinha 285 caixas de leite. Comprou mais 176 caixas e depois vendeu 85 deles. Quantos caixas de leite esse mercado tem agora?
  4. (D19) Uma escola levou para passear 32 alunos e 4 professores, em um ônibus com 45 lugares. Quantos lugares sobraram?
  5. (D20) Em uma garagem do shopping, estão estacionados carros em 35 fileiras. Em cada fileira há 8 carros. Quantos carros há nesta garagem?
  6. (D20) Marcos comprou um televisor por R$ 960,00. Pagou em 8 prestações mensais iguais. Qual foi o valor de cada apresentação?
  7. (D15) Um garoto completou 1960 bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto por
( ) 1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades.
( ) 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.
( ) 1 unidade de milhar, 60 unidades.
( ) 1 unidade de milhar, 90 unidades.
  1. (D19) Numa academia de gisnática, 260 clientes preferem malhar durante o dia e 535 malham à noite. Quantas pessoas a mais a academia recebe durante o dia?
  2. (D20) O ingresso no parque de diversão custa R$ 12,50. Quanto custarão 4 ingressos?
  3. (D25) Maria foi ao mercado comprou um pacote de bolacha por R$ 2,50, um chocolate por R$ 4,90 e um danone por R$ 2,55. Pagou com uma nota de dez reais. Quanto ela recebeu de troco?
  4. (D8) Flávio nasceu em 1998. Quantos anos ele completará em 2015?
  5. Arme e efetue as operações:
    A) 8793 – 7214= E) 1690 – 1217=
    B) 5232 – 1635= F) 3728 – 1403=
    C) 8674 – 7986= G) 4500 – 939=
    D) 2000 – 872= H) 9790 – 4436=
  • Sexta-feira:
História: Os primeiros moradores de Praia Grande
Você sabe que os mais antigos habitantes do Brasil são os povos indígenas. Aqui, na Praia Grande, viviam comunidades de índios. Quem pesquisa informações sobre povos muito antigos são os arqueólogos. Eles estudam objetos, restos de alimentos, fogueiras, lixo, ruínas de casas e esqueletos de pessoas de milhares de anos atrás. Analisam estes materiais e conseguem informações importantes sobre os costumes das pessoas que viveram em um determinado lugar.
Aqui, nesta região do litoral de São Paulo, os arqueólogos encontraram muitos objetos de povos que viveram por volta de 6000 a 7000 A.P. Isto indica que a Praia Grande tem uma ocupação muito antiga. A.P. - significa antes do presente.
Montes de conchas - Os mais antigos objetos encontrados no litoral paulista estavam no que poderia se chamar de "Montes de conchas". Isto é, os povos que ocupavam o litoral comiam principalmente mariscos, ostras, berbigão e peixes. Após se alimentarem, deixavam os restos desta alimentação sempre no mesmo local, formando um grande monte de conchas e ossos, chamado pelos arqueólogos de sambaqui.
A palavra sambaqui é de origem indígena, especificamente da língua tupi - tampa= conchas e ki = colina. Os sambaquis chegam a ter cerca de 20 a 30 metros de altura e, dentro deles, os arqueólogos já encontraram diversos objetos: ossos de aves e outros animais, machados esculpidos em pedra lascada ou em osso, instrumentos de corte como facas e esqueletos de pessoas ali sepultadas. Junto com os esqueletos foram encontrados enfeites e outros objetos que deviam ser de uso pessoal do morto.
Os estudiosos chamam estes povos antigos de Cultura Sambaqui. Os homens e mulheres dos sambaquis desapareceram há 1.000 anos e não se sabe como isto aconteceu. Os esqueletos encontrados indicam que eram baixos e fortes e muito diferentes fisicamente dos índios Tupi que os portugueses encontraram aqui no nosso litoral 500 anos atrás.
Preservação dos sambaquis - Você acha que é importante preservar os sambaquis? Que conselhos você daria a uma pessoa que estivesse destruindo um local como este? Não existem mais sambaquis aqui na Praia Grande. Foram destruídos por pessoas que não sabiam da sua importância para conhecer a história dos primeiros moradores destas praias.
Antigamente, quando os portugueses chegaram aqui, as pessoas pegavam as conchas dos sambaquis para fazer cal e usá-lo na construção de casas. Trituravam as conchas, queimavam em fornos e misturavam o pó com óleo de baleia e açúcar mascavo. Faziam então uma argamassa, usada para juntar as pedras nas construções, assim como fazemos hoje com o cimento. Durante centenas de anos foram construídos muros, casarões e igrejas com os sambaquis.
Atividade de Compreensão de Texto

  1. Quem são os moradores mais antigos do Brasil?
  2. O que os arqueologos pesquisam?
  3. Quais descobertas os arqueologos encontraram no litoral paulista?
  4. Qual o significado da sigla A.P. ?
  5. Como o monte de conchas foi formado?
  6. O que significa a palavra sambaqui?
  7. Quais objetos foram encotrados nos sambaquis?
  8. A quanto tempo aproximadademente o povo da cultura sambaqui desapareceu?
  9. Por que preservar a cultura dos sambaquis é importante?
  10. Como as conchas dos sambaquis eram utilizadas?

Matemática: Numeração Romana

Ao longo da história, diferentes símbolos foram utilizados para registrar quantyidades. É o caso dos símbolos romanos, usados pela maior parte dos povos que viveram entre o século 1 antes de Cristo e o século 16 depois de Cristo.
Os símbolos usados pelos romanos eram formados por letras maiúsculas do alfabeto latino. Os romanos escreviam os números usando apenas sete símbolos. Veja:

Símbolos usados
I
V
X
L
C
D
M
Valores
1
5
10
50
100
500
1000

Ainda hoje, usamos a numeração romana em alguns casos, por exemplo:

  • para indicar capítulos de um livro;
  • nos mostradores de alguns relógios;
  • para nomear reis, imperadores ou papas;

Conheça, a seguir, algumas regras desse sistema.

1ª regra: Os símbolos I,X,C e M podem ser repetidos, no máximo, três vezes seguidamente.
2ª regra: Os símbolos V, L, e D não podem ser repetidos.
3ª regra: Símbolos colocados a direita de outro símbolo indicam adição dos números.
4ª regra: Um símbolo colocado à esquerda de outro número tem seu valor subtraido.

Observação:

  • o símbolo I só pode ser colocado à esquerda dos símbolos V e X;
  • o símbolo X só pode ser colocado À esquerda dos símbolos L e C;
  • o símbolo C só pode ser colocado à esquerda dos símbolos D e M;
  • os símbolos V, L, D nunca podem ter seus valores subtraidos;
  • Lição de casa:
  1. Efetue as operações de adição e subtração abaixo:

a) 2710 + 3279= e) 7800 – 1268=
b) 3648 + 6426= f) 2400 – 1695=
c) 1980 + 2999= g) 7950 – 3469=
d) 9875 + 3379= h) 2423 – 1007=
  • Lição de casa

  1. Efetue as operações de divisão e multiplicação abaixo:

a) 4685 : 5 = i) 97832 x 2=
b) 837 : 3 = j) 34568 x 5=
c) 3568 : 4= k) 26987 x 4=
d) 8964 : 9= m) 98764 x 3=
  • Lição de casa:
1. Escreva os números ímpares do 0 até o 155:
  1. Escreva os numerais de 0 até 500, numa sequência de 25 em 25 números:



2 comentários:

  1. muito util obrigado por me ensinarem

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