segunda-feira, 9 de março de 2015

SEMANA DE 09 À 13 DE MARÇO

Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande
Estado de São Paulo
Secretaria de Educação
Semana de 09 até 13 de Março
  • Educação física quarta e sexta feira das 18:00 às 19:00;

  • Segunda Feira:

Matemática sobre a dengue
  1. Observe a informação abaixo e responda as questões:
Em 2012 ocorreram 646 mortes provocada por dengue no Brasil, contra 379 confirmados no ano de 2013.

A) Quantas pessoas morreram por causa da dengue entre os anos de 2012 e 2013?
B) Quantos mortes a mais 2012 registrou com relação a 2013?
C) Decomponha os números que aparece no quadro.
D) Qual é o valor relativo do algarismo 7 no número 379?
E) Classifique os números da frase em pares e ímpares:
  1. Ainda sobre a dengue observe o gráfico abaixo:
A) Em que ano teve mais casos de dengue? Quantos foram?
B) Quantos casos a mais o ano de 2013 teve com relação a 2012?
C) Qual é o valor relativo do algarismo 2 no número 122.010?


  1. Oito agentes de saúdes visitaram um bairro para entregar panfletos sobre como previnir a dengue. Cada agente entregou 45 panfletos. Quantos panfletos foram entregue?
  2. Para fazer um produto caseiro de combate a dengue é necessário 500ml de água e 1 colher de sal. Marcela colocou 3.000ml de água em um balde, quantas colheres de sal ela deverá usar?
  3. O mosquito da dengue tem um período de vida de 45 dias, sendo que o mesmo pode picar uma pessoa no intervalo de 20 a 30 minutos. Quantas semanas aproximadamente vive o mosquito?
  4. Da picada do mosquito até o aparecimento dos sintomas da doença levam 3 dias. Em até quantas horas podem aparecer os sintomas da dengue?
  5. Arme e efetue:
    A) 22.490 + 19.009 = E) 103.894 – 34.875 =
    B) 14.213 + 81.565 = F) 90.000 – 12.548 =
    C) 523.760 + 103.400 = G) 23.352 – 23.749 =
  • Língua Portuguesa:
Texto Informativo: A ameaça da dengue
O perigo não mora apenas em áreas desmatadas. A dengue, doença infecciosa febril, causada por um vírus, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que parecia ter sido erradicado do Brasil e de outros países da América Latina, mas não foi. Isso porque eles encontraram as condições ideais para se reproduzir em pneus e ferros-velhos, mas também em depósitos de lixo e em locais de água limpa e parada, como vasos de plantas e cisternas, comuns nas grandes cidades. Com maior quantidade de mosquitos transmissores e de criadouros onde eles podem colocar os ovos, cresceu o número de pessoas expostas à infecção. Atualmente, a dengue é a doença transmissível mais preocupante no Sudeste. Preocupa também o fato de que o vírus da dengue se divide em quatro tipos diferentes, que podem causar tanto a manifestação clássica da doença quanto a hemorrágica, muito mais grave. Após a introdução do tipo 2 na região do Rio de Janeiro em 1991, foi observado que os sintomas dos doentes se agravaram e, em 2001, com a epidemia do vírus tipo 3, a doença ficou mais séria ainda. Sete anos depois, com o retorno do tipo 2, surgiram os casos mortais para quem já tinha sido intectado anteriormente. Na realidade, o surgimento da dengue é resultado da expansão do homem para áreas de floresta há muitos séculos, provavelmente na África. “No meio silvestre, o vírus era mantido sob controle, sendo transmitido de forma inofensiva por insetos para macacos que não desenvolvem a doença”, explica Anthony Érico Guimarães, pesquisador da Fiocruz. Esses insetos acompanharam o homem em suas migrações e, provavelmente, chegaram ao Brasil com os navios negreiros há mais de 100 anos. Também por navios, foram levados para o Sudeste Asiático, sul do Pacífico, ilhas do Caribe e outros países da América Latina.
Sérgio Adeodato. Revista Horizonte Geográfico, São Paulo: Ed. Horizonte, n. 121, 2009.
Atividade de compreensão do texto
  1. O que é a dengue?
  2. Quem é o transmissor do vírus da dengue?
  3. Quais são as condições necessárias para o mosquito se reproduzir?
  4. Quantos tipos de vírus existem para ser transmitido?
  5. Como o vírus da dengue apareceu no Brasil?
  6. Os macacos ficam com dengue?
  7. Você sabe o que devemos fazer para previnir a dengue?
  • Gramática do texto
  1. Descreva 10 encontros vocálicos do texto.
  2. Escreva os substantivos próprios do texto.
  3. Separe as síbalas:
    A) dengue: B) transmissível: C) cresceu: D) erradicado: E) países:
  4. Pesquise no dicionário o significado das palavras destacadas no texto.
  5. Escreva por extenso os números do texto.
    Lição de casa:
  • Produção de texto:
Faça um texto contando com suas palavras tudo que você sabe sobre a dengue, você pode contar sobre as pessoas que ficaram doentes, os sintomas e as formas de prevenir.

  • Terça-feira:
Geografia - O Brasil no continente americano
O continente americano é formado pela América do Norte, América Central e pela América do Sul. O Brasil está localizado na América do Sul.

Atividade
  1. Como o continente americano está dividido?
  2. O Brasil está localizado na América do ______.
  3. Qual é o maior país da América do Sul?
  4. Quais paralelos atravessam a América do Sul?
  5. Quais oceanos banham o continente americano?
  6. Quais países ficam localizados ao Sul do Brasil?
  7. Quais países ficam localizados a Norte do Brasil?
  8. Escreva os países que formam a América do Sul.
  9. Qual oceano banha o nosso país?
  10. Pinte os mapas, cada América de uma cor diferente e os países com cores intercaladas.

  • CIÊNCIAS:
    Conteúdo da semana :
Ciências: O Universo
O universo possui bilhões de galáxias, compostas por planetas, asteroides, estrelas, cometas, satélites naturais, poeira cósmica, entre outros corpos celestes. Existe uma grande quantidade de estrelas no universo, com diferentes tamanhos. As estrelas são corpos que apresentam luminosidade por realizarem várias reações termonucleares em seu interior, havendo liberação de energia.
Existem diversas galáxias no universo, sendo que uma delas é a Via Láctea, onde está localizado o sistema solar. O sistema solar é um conjunto de corpos que giram em torno de uma estrela principal, o Sol. Os planetas que compõem o sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, durante décadas, foi considerado um planeta do sistema solar, porém, em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) classificou esse corpo celeste como um “planeta anão”. A Terra, terceiro planeta a partir do Sol, possui apenas um satélite natural, a Lua, localizada a cerca de 380 mil quilômetros de distânchttp://www.escolakids.com/terra.htmia do nosso planeta.
Sistema Solar
Entre os chamados planetas-anões, que são aqueles que recebem a influência de outros planetas em suas órbitas, temos: Plutão (desde 2006 deixou de ser considerado um planeta comum), Ceres, Éris, Makemake e Haumea.
É interessante perceber que, entre os planetas principais, os quatro mais próximos do sol são formados basicamente por rochas e, por isso, são chamados de planetas rochosos. Por outro lado, os outros quatro planetas mais afastados são formados basicamente por gases e, por isso, são chamados de planetas gasosos.
Dentre todos esses planetas, a Terra é a única a reunir condições para a formação de vida, pois possui temperaturas medianas que são capazes de manter a água no estado líquido em boa parte de sua superfície.
O Sistema Solar, apesar de ser muito grande em relação à Terra e aos seres humanos, é apenas uma minúscula parte que compõe uma galáxia chamada Via Láctea que, por sua vez, é uma porção muito pequena em relação ao universo.
Curiosidade: quando dizemos que os planetas giram em torno do Sol, não significa que ele esteja parado. Isso mesmo, o Sol – assim como todo o universo – está em constante movimento, em uma velocidade de mais ou menos 70.000 km/h.
A Terra
Terra é o terceiro planeta localizado mais próximo ao Sol e é um dos oito planetas do nosso sistema solar, sendo o único dentre eles que possui água no estado líquido. Sua atmosfera (a sua porção mais externa) é composta, principalmente, por oxigênio e nitrogênio, além de vários outros gases em menor quantidade.
A idade da Terra está estimada em 4,5 bilhões de anos, de acordo com os estudos geológicos já realizados. Sua formação resulta da conjunção de poeira cósmica provocada pela força da gravidade e, desde então, passou por diversas transformações. O ramo da ciência que estuda as transformações físicas da Terra ao longo do tempo é a Geologia, que dividiu a formação do nosso planeta em eras geológicas.
Graças à influência que o Sol exerce sobre a Terra, ela realiza alguns movimentos, dentre os quais se destacam a rotação e a translação. Rotação é o movimento que o planeta realiza em torno de si mesmo e é responsável pelos dias e as noites, já translação é o movimento realizado em torno do sol, responsável pelas estações do ano.

Atividade de compreensão do texto
  1. O que compoem o universo?
  2. O que são as estrelas?
  3. Em que galáxia está situado o sistema solar?
  4. Qual é a posição da terra em relação ao sol?
  5. Por que os planetas anões recebem este nome?
  6. Quais planetas formam o sistema solar?
  7. Qual é a distância da lua em relação a terra?
  8. Por qual motivo existem planetas chamados de rochosos e gasosos?
  9. O sol está em constante movimento? Justifique sua resposta.
  10. O que é Geologia?
  11. O que são os movimentos de rotação e translação?
  12. Por qual motivo a terra é o único planeta do sistema solar que possui vida?
  13. Escreva por extenso os números que aparece no texto.
Lição de casa:
  1. Carlos comprou na fábrica da Nestlé1610 sorvetes para vender. Vendeu 1207. Com quantos sorvetes ele ficou?
  2. Comprei uma caixa com sete dezenas e meia de chocolates. Dei duas duzias à minha amiga. Com quantos chocolates fiquei?
  3. Em um estádio de futebol cabem 5600 pessoas. Entraram apenas 2980. Quantas pessoas ainda podem entrar no estádio?
  4. Numa escola havia 436 meninos e 328 meninas. No final do ano, 87 alunos saíram da escola e entraram 59 alunos. Com quantos alunos a escola ficou?
  • Quarta-feira:
  • Artes:
  • Língua Portuguesa:
Texto científico: A água
A ÁGUA UMA SUBSTÂNCIA MUITO IMPORTANTE PARA A VIDA NO PLANETA TERRA. A ÁGUA É UMA SUBSTÂNCIA QUE NÃO TEM COR, CHEIRO OU SABOR. PODEMOS ENCONTRA-LA NA NATUREZA EM TRÊS ESTADOS FÍSICOS:
ESTADO SÓLIDO: O GELO NÓS ENCONTRAMOS NAS GELEIRAS, NA NEVE, ETC.
ESTADO LÍQUIDO: NOS MARES , RIOS, LAGOS, FONTES, SOLO, SUBSOLO, ETC.
ESTADO GASOSO: NA ATMOSFERA, EM FORMA DE VAPOR DE ÁGUA.
OS EVENTOS QUE LEVAM A ÁGUA A MUDAR DE ESTADO FÍSICO TÊM NOMES ESPECÍFICOS:
FUSÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO SÓLIDO PARA O LÍQUIDO;
EVAPORAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO LÍQUIDO PARA O GASOSO;
CONDENSAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTA
DO GASOSO PARA O LÍQUIDO;
SOLIDIFICAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO LÍQUIDO PARA O SÓLIDO.
NA NATUREZA A ÁGUA PASSA POR CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES, A ISSO CHAMAMOS CICLO DA ÁGUA. O CICLO DA ÁGUA ACONTECE DA SEGUINTE MANEIRA:
O CALOR DO SOL AQUECE AS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES FAZENDO COM QUE A ÁGUA SE TRANSFORME EM VAPOR DE ÁGUA; ESSE VAPOR SOBE E SE CONDENSA, FORMANDO AS NUVENS COM GOTÍCULAS DE ÁGUA E CRISTAIS DE GELO; QUANDO ESSAS GOTÍCULAS FICAM MUITO PESADAS ELAS CAEM EM FORMA DE CHUVA. INICIANDO MAIS UMA VEZ O CICLO.

Atividade de compreensão do texto
  1. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA?
  2. QUAIS SÃO OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA?
  3. ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO?
  4. ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA EM ESTADO SÓLIDO?
  5. EXPLIQUE O QUE SE PEDE:
    FUSÃO: EVAPORAÇÃO: CONDENSAÇÃO: SOLIDIFICAÇÃO:
  6. EXPLIQUE O CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA.

Ortografia
  1. Complete com G ou com J:
      an__inho re___ime hi______iênico ferru__em laran__inha peda__io
      lo__ista cere____eira en___essado can__ica inteli__ente
  2. Complete as palavras abaixo com lhi ou li.
cí__o pa__nha mi__onário fi__al ve___nha bo____nho ___nho Ju___ana fo___a
ove___nha imobi__ário utensí___o Ofé_____a coe___nho abe___nha famí__a

  • Quinta-feira:
  • Matemática:
Material de apoio: - localização: p. 57 e 58; - hora: p. 75 (14 e 15); sistema monetário: p. 77.

Calendário
Introdução
Uma semana tem 7 dias.
Uma quinzena tem 15 dias.
Um mês tem 30 ou 31 dias.
O mês comercial tem 30 dias.
Um bimestre tem dois meses.
Um trimestre tem 3 meses.
Um semestre tem 6 meses.
Um ano tem 12 meses ou 365 ou 366 dias (ano bissexto).
Atividade:
  1. Quantos são os dias da semana? Quais são?
  2. Quantos meses tem esse calendário? Quais são?
  3. Qual é o primeiro e o último mês desse semestre?
  4. Quais são os feriados?
  5. Qual é o mês mais curto?
  6. Qual foi o mês das férias?
  7. Pinte no calendário o dia do início das aulas.
  8. Quantos sábados tem o mês de março? E domingos?
  9. Os meses que tem 30 dias são: __________ e __________.
  10. Os meses que tem 31 dias são: __________ , _________ e _____________.
  • Língua Portuguesa:
Portfólio Relato e Avaliação Seduc
Texto informativo: Recursos Naturais
Recursos Naturais é tudo aquilo que a natureza oferece e que é útil ao homem: a luz do sol, o ar, a água, o solo, os minerais, os vegetais e os animais. O ser humano, os outros animais precisam de água para viver. A água é encontrada no rios, nos lagos, nos mares, nas geleiras e nos lençóis subterrâneos.
O solo é utilizado para plantar e produzir alimentos. No solo e no subsolo são encontrado os minerais como ouro, prata, ferro e sal.
As plantas servem de alimentos, contribuem para purificar o ar e são usadas para fazer remédios, tecidos, móveis, roupas tec.
Alguns animais são usados como alimento e empregados na fabricação de roupas, calçados, além de servirem como meio de transporte.
  • Preservação dos Recursos Naturais
Os recursos naturais devem ser conservados para evitar que se esgotem. Para isso, é preciso:
Evitar o desmatamento e promover o reflorestamento;
Conservar o solo evitando as queimadas;
Combater a poluição do ar, que causa doenças e modifica o clima;
Evitar a poluição da água, que fica imprópria para consumo e causa doenças;
Evitar a caça e pesca feitas sem ontrole;
O IBAMA (Instituto brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é um órgão do governo brasileiro criado para preservar os recursos naturais do nosso país.
Caderno do Futuro Geografia
Atividade de compreensão de texto
  1. O que são os recursos naturais?
  2. Qual a importância da água?
  3. Onde podemos encontrar água?
  4. No que é utilizado o solo?
  5. Qual a utilidade das plantas?
  6. Para que usamos os animais?
  7. Por que é preciso preservar os recursos naturais?
  8. Dê três exemplos de como podemos preservar o meio ambiente onde vivemos.
  9. O que significa IBAMA?
  10. Qual é a função do IBAMA?
  11. Carlos escova os dentes com a torneira ligada. Em sua opinião ele está preservando a água que ele usa. Por quê?
  • Lição de casa:
  1. Reescreva e complete o texto com substantivos próprios, de modo que a história faça sentido:
_____________ é um menino muito criativo. Ele e seu amigo ___________ adoram inventar mil histórias e sempre criam super-heróis interessantes, como o _______________ ou o _________________.
Eles gostaram tanto de criar o _________________, que até decidiram começar a escrever um livro sobre as aventuras dele. Por enquanto, deram ao livro o nome de ____________________________.
Como acharam que o ___________________ ficava muito sozinho nas histórias, inventaram um cachorro companheiro para ele e lhe deram o nome de ___________________.
Os dois amigos já chegaram até a levar algumas aventuras para a _________________, escola em que estudam. A professora _____________ gostou tanto, que sugeriu a publicação de uma das aventuras no ____________________, que é o jornal da escola.
O sucesso foi tanto, que eles agora levam todos os meses uma aventura para ser publicada. Quem sabe um dia eles se tornam famosos com seu personagem favorito, o ___________________.

  • Sexta-feira:
HISTÓRIA: Os primeiros habitantes do Brasil

Os povos indígenas foram os primeiros habitantes do Brasil. Os indígenas moram em ocas amplas. O conjunto de ocas formam a taba ou aldeia.
A tribo é a reunião de diversas aldeias. Cada tribo possui um chefe guerreiro, chamado cacique ou morumbixaba, e um chefe religioso o pajé.
Os indígenas enfeitam o corpo com penas coloridas, dentes de animais e pinturas.
A alimentação dos indígenas se constitui basicamente da caça, da pesca e de vegetais. Algumas tribos cultivam a mandioca, o milho, o amendoim, a batata doce, o feijão.
Suas armas, no passado, eram o arco e flecha, a lança, o tacape e a zarabatana. Suas festas, cantam, dançam e tocam instrumentos musicais como o maracá, o tambor e a flauta.
Os povos indígenas acreditam em várias divindades como, por exemplo, Tupã.
Fabricam canoas, cestos, objetos de cerâmica etc.
Caderno do Futuro História- IBEP

Atividade de compreensão do texto

  1. Quais foram os primeiros habitantes do Brasil?
  2. Onde moravam os Índios?
  3. Como os índios se enfeitavam?
  4. Como era chamado o chefe guerreiro da tribo?
  5. Quais armas os índios utilizavam para se defender?
  6. Como era a limentação indígena?
  7. Quais instrumentos musicais os índios utilizavam?
  8. Quais artesanatos os índios fabricavam?
  • Atividade de Matemática

1. Decomponha os números abaixo:

A) 3832:
B) 16854:
C) 5473:
D) 43836:
E) 6481:
F) 453247:

2. Dos números abaixo quais ocupam a 3ª ordem:

A) 1.930:_____ D) 92.417:______ G) 5.432:____
B) 477:_______ E) 88.381: _____ H) 1.003:____
C) 760.271:_____ F) 91.068: ______ I) 852: ____

3. Escreva por extenso:

A) 75.692:
B) 3.723:
C) 60.420:
D) 18.751:
E) 406.530:

4. Represente em números romanos:

A) 445: D) 352: G) 6647:
B) 683: E) 980: H) 2138:
C) 790: F) 1438: I) 1555:

5. Escreva os números pares do 20 até 120:

6. Escreva os números ímpares do 821 até 901:

7. Descubra o termo desconhecido nas igualdades:

A) ▲ x 3 = 162 D) ▲ ÷ 15 = 21
B) ▲ - 80 = 42 E) ▲ + 32 = 56
C) ▲ x 6 = 126 F) ▲ - 38 = 117



Nenhum comentário:

Postar um comentário