Prefeitura da
Estância Balneária de Praia Grande
Estado
de São Paulo
Secretaria
de Educação
Semana
de 09 até 13 de Março
- Educação física quarta e sexta feira das 18:00 às 19:00;
- Segunda Feira:
Matemática
sobre a dengue
- Observe a informação abaixo e responda as questões:
- Em 2012 ocorreram 646 mortes provocada por dengue no Brasil, contra 379 confirmados no ano de 2013.
A) Quantas pessoas morreram por causa da dengue entre os anos de 2012 e 2013?
B)
Quantos mortes a mais 2012 registrou com relação a 2013?
C)
Decomponha os números que aparece no quadro.
D)
Qual é o valor relativo do algarismo 7 no número 379?
E)
Classifique os números da frase em pares e ímpares:
- Ainda sobre a dengue observe o gráfico abaixo:
A)
Em que ano teve mais casos de dengue? Quantos foram?
B)
Quantos casos a mais o ano de 2013 teve com relação a 2012?
C)
Qual é o valor relativo do algarismo 2 no número 122.010?
- Oito agentes de saúdes visitaram um bairro para entregar panfletos sobre como previnir a dengue. Cada agente entregou 45 panfletos. Quantos panfletos foram entregue?
- Para fazer um produto caseiro de combate a dengue é necessário 500ml de água e 1 colher de sal. Marcela colocou 3.000ml de água em um balde, quantas colheres de sal ela deverá usar?
- O mosquito da dengue tem um período de vida de 45 dias, sendo que o mesmo pode picar uma pessoa no intervalo de 20 a 30 minutos. Quantas semanas aproximadamente vive o mosquito?
- Da picada do mosquito até o aparecimento dos sintomas da doença levam 3 dias. Em até quantas horas podem aparecer os sintomas da dengue?
- Arme e efetue:A) 22.490 + 19.009 = E) 103.894 – 34.875 =B) 14.213 + 81.565 = F) 90.000 – 12.548 =C) 523.760 + 103.400 = G) 23.352 – 23.749 =
- Língua Portuguesa:
Texto
Informativo: A ameaça da dengue
O
perigo não mora apenas em áreas desmatadas. A dengue, doença
infecciosa febril, causada por um vírus, é transmitida pelo
mosquito Aedes aegypti, que parecia ter sido erradicado
do Brasil e de outros países da América Latina, mas não foi. Isso
porque eles encontraram as condições ideais para se reproduzir em
pneus e ferros-velhos, mas também em depósitos de lixo e em locais
de água limpa e parada, como vasos de plantas e
cisternas,
comuns nas grandes cidades. Com maior quantidade de mosquitos
transmissores e de criadouros onde eles podem colocar os ovos,
cresceu o número de pessoas expostas à infecção.
Atualmente, a dengue é a doença transmissível mais preocupante no
Sudeste. Preocupa também o fato de que o vírus da dengue se divide
em quatro tipos diferentes, que podem causar tanto a manifestação
clássica da doença quanto a hemorrágica, muito mais grave. Após a
introdução do tipo 2 na região do Rio de Janeiro em 1991, foi
observado que os sintomas dos doentes se agravaram e, em 2001, com a
epidemia do
vírus tipo 3, a doença ficou mais séria ainda. Sete anos depois,
com o retorno do tipo 2, surgiram os casos mortais para quem já
tinha sido intectado anteriormente. Na realidade, o surgimento da
dengue é resultado da expansão do homem para áreas de floresta há
muitos séculos, provavelmente na África. “No meio silvestre, o
vírus era mantido sob controle, sendo transmitido de forma
inofensiva por insetos para macacos que não desenvolvem a doença”,
explica Anthony Érico Guimarães, pesquisador da Fiocruz. Esses
insetos acompanharam o homem em suas migrações e, provavelmente,
chegaram ao Brasil com os navios negreiros há mais de 100 anos.
Também por navios, foram levados para o Sudeste Asiático, sul do
Pacífico, ilhas do Caribe e outros países da América Latina.
Sérgio
Adeodato. Revista Horizonte Geográfico, São Paulo: Ed. Horizonte,
n. 121, 2009.
Atividade
de compreensão do texto
- O que é a dengue?
- Quem é o transmissor do vírus da dengue?
- Quais são as condições necessárias para o mosquito se reproduzir?
- Quantos tipos de vírus existem para ser transmitido?
- Como o vírus da dengue apareceu no Brasil?
- Os macacos ficam com dengue?
- Você sabe o que devemos fazer para previnir a dengue?
- Gramática do texto
- Descreva 10 encontros vocálicos do texto.
- Escreva os substantivos próprios do texto.
- Separe as síbalas:A) dengue: B) transmissível: C) cresceu: D) erradicado: E) países:
- Pesquise no dicionário o significado das palavras destacadas no texto.
- Escreva por extenso os números do texto.Lição de casa:
- Produção de texto:
Faça
um texto contando com suas palavras tudo que você sabe sobre a
dengue, você pode contar sobre as pessoas que ficaram doentes, os
sintomas e as formas de prevenir.
- Terça-feira:
Geografia
- O Brasil no continente americano
O continente americano é formado pela América do Norte, América
Central e pela América do Sul. O Brasil está localizado na América
do Sul.
Atividade
- Como o continente americano está dividido?
- O Brasil está localizado na América do ______.
- Qual é o maior país da América do Sul?
- Quais paralelos atravessam a América do Sul?
- Quais oceanos banham o continente americano?
- Quais países ficam localizados ao Sul do Brasil?
- Quais países ficam localizados a Norte do Brasil?
- Escreva os países que formam a América do Sul.
- Qual oceano banha o nosso país?
- Pinte os mapas, cada América de uma cor diferente e os países com cores intercaladas.
- CIÊNCIAS:Conteúdo da semana :
Ciências:
O Universo
O
universo possui bilhões de galáxias, compostas por planetas,
asteroides, estrelas, cometas, satélites naturais, poeira cósmica,
entre outros corpos celestes. Existe uma grande quantidade de
estrelas no universo, com diferentes tamanhos. As
estrelas
são
corpos que apresentam luminosidade por realizarem várias reações
termonucleares em seu interior, havendo liberação de energia.
Existem
diversas galáxias no universo, sendo que uma delas é a Via
Láctea,
onde está localizado o sistema solar. O sistema solar é um conjunto
de corpos que giram em torno de uma estrela principal, o Sol. Os
planetas que compõem o sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra,
Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, durante décadas,
foi considerado um planeta do sistema solar, porém, em 2006, a União
Astronômica Internacional (IAU) classificou
esse corpo celeste como um “planeta anão”. A Terra, terceiro
planeta a partir do Sol, possui apenas um satélite natural, a Lua,
localizada a cerca de 380 mil quilômetros de
distânchttp://www.escolakids.com/terra.htmia
do nosso planeta.
Sistema
Solar
Entre
os chamados planetas-anões, que
são aqueles que recebem a influência de outros planetas em suas
órbitas, temos:
Plutão
(desde 2006 deixou de ser considerado um planeta comum), Ceres,
Éris, Makemake e Haumea.
É
interessante perceber que, entre os planetas principais, os quatro
mais próximos do sol são formados basicamente por rochas e, por
isso, são chamados de planetas
rochosos.
Por outro lado, os outros quatro planetas mais afastados são
formados basicamente por gases e, por isso, são chamados de planetas
gasosos.
Dentre
todos esses planetas, a Terra é a única a reunir condições para a
formação de vida, pois possui temperaturas medianas que são
capazes de manter a água no estado líquido em boa parte de sua
superfície.
O
Sistema Solar, apesar de ser muito grande em relação à Terra e aos
seres humanos, é apenas uma minúscula parte que compõe uma galáxia
chamada Via Láctea que, por sua vez, é uma porção muito pequena
em relação ao universo.
Curiosidade: quando
dizemos que os planetas giram em torno do Sol, não significa que ele
esteja parado. Isso mesmo, o Sol – assim como todo o universo –
está em constante movimento, em uma velocidade de mais ou menos
70.000 km/h.
A
Terra
A Terra é
o terceiro planeta localizado mais próximo ao Sol e é um dos oito
planetas do nosso sistema solar, sendo o único dentre eles que
possui água no estado líquido. Sua
atmosfera (a sua porção mais externa) é
composta, principalmente, por oxigênio
e nitrogênio,
além de vários outros gases em menor quantidade.
A
idade
da Terra
está estimada em 4,5 bilhões de anos, de acordo com os estudos
geológicos já realizados. Sua formação resulta da conjunção de
poeira cósmica provocada pela força da gravidade e, desde então,
passou por diversas transformações. O ramo da ciência que estuda
as transformações físicas da Terra ao longo do tempo é
a Geologia,
que dividiu a formação do nosso planeta em eras
geológicas.
Graças
à influência que o Sol exerce sobre a Terra, ela realiza alguns
movimentos, dentre os quais se destacam a rotação e
a translação.
Rotação é o movimento que o planeta realiza em torno de si mesmo e
é responsável pelos dias e as noites, já translação é o
movimento realizado em torno do sol, responsável pelas estações do
ano.
Atividade
de compreensão do texto
- O que compoem o universo?
- O que são as estrelas?
- Em que galáxia está situado o sistema solar?
- Qual é a posição da terra em relação ao sol?
- Por que os planetas anões recebem este nome?
- Quais planetas formam o sistema solar?
- Qual é a distância da lua em relação a terra?
- Por qual motivo existem planetas chamados de rochosos e gasosos?
- O sol está em constante movimento? Justifique sua resposta.
- O que é Geologia?
- O que são os movimentos de rotação e translação?
- Por qual motivo a terra é o único planeta do sistema solar que possui vida?
- Escreva por extenso os números que aparece no texto.
Lição
de casa:
- Carlos comprou na fábrica da Nestlé1610 sorvetes para vender. Vendeu 1207. Com quantos sorvetes ele ficou?
- Comprei uma caixa com sete dezenas e meia de chocolates. Dei duas duzias à minha amiga. Com quantos chocolates fiquei?
- Em um estádio de futebol cabem 5600 pessoas. Entraram apenas 2980. Quantas pessoas ainda podem entrar no estádio?
- Numa escola havia 436 meninos e 328 meninas. No final do ano, 87 alunos saíram da escola e entraram 59 alunos. Com quantos alunos a escola ficou?
- Quarta-feira:
- Artes:
- Língua Portuguesa:
Texto científico: A
água
A
ÁGUA UMA SUBSTÂNCIA MUITO IMPORTANTE PARA A VIDA NO PLANETA TERRA.
A ÁGUA É UMA SUBSTÂNCIA QUE NÃO TEM COR, CHEIRO OU SABOR. PODEMOS
ENCONTRA-LA NA NATUREZA EM TRÊS ESTADOS FÍSICOS:
ESTADO
SÓLIDO: O GELO NÓS ENCONTRAMOS NAS GELEIRAS, NA NEVE, ETC.
ESTADO
LÍQUIDO: NOS MARES , RIOS, LAGOS, FONTES, SOLO, SUBSOLO, ETC.
ESTADO
GASOSO: NA ATMOSFERA, EM FORMA DE VAPOR DE ÁGUA.
OS
EVENTOS QUE LEVAM A ÁGUA A MUDAR DE ESTADO FÍSICO TÊM NOMES
ESPECÍFICOS:
FUSÃO:
É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO SÓLIDO PARA O LÍQUIDO;
EVAPORAÇÃO:
É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO LÍQUIDO PARA O GASOSO;
CONDENSAÇÃO:
É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTA
DO
GASOSO PARA O LÍQUIDO;
SOLIDIFICAÇÃO:
É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO LÍQUIDO PARA O SÓLIDO.
NA
NATUREZA A ÁGUA PASSA POR CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES, A ISSO
CHAMAMOS CICLO DA ÁGUA. O CICLO DA ÁGUA ACONTECE DA SEGUINTE
MANEIRA:
O
CALOR DO SOL AQUECE AS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES FAZENDO COM QUE
A ÁGUA SE TRANSFORME EM VAPOR DE ÁGUA; ESSE VAPOR SOBE E SE
CONDENSA, FORMANDO AS NUVENS COM GOTÍCULAS DE ÁGUA E CRISTAIS DE
GELO; QUANDO ESSAS GOTÍCULAS FICAM MUITO PESADAS ELAS CAEM EM FORMA
DE CHUVA. INICIANDO MAIS UMA VEZ O CICLO.
Atividade
de compreensão do texto
- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA?
- QUAIS SÃO OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA?
- ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO?
- ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA EM ESTADO SÓLIDO?
- EXPLIQUE O QUE SE PEDE:FUSÃO: EVAPORAÇÃO: CONDENSAÇÃO: SOLIDIFICAÇÃO:
- EXPLIQUE O CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA.
Ortografia
- Complete com G ou com J:an__inho re___ime hi______iênico ferru__em laran__inha peda__iolo__ista cere____eira en___essado can__ica inteli__ente
- Complete as palavras abaixo com lhi ou li.
cí__o
pa__nha mi__onário fi__al ve___nha
bo____nho ___nho Ju___ana fo___a
ove___nha
imobi__ário utensí___o Ofé_____a
coe___nho abe___nha famí__a
- Quinta-feira:
- Matemática:
Material
de apoio: - localização: p. 57 e 58; - hora: p. 75 (14 e 15);
sistema monetário: p. 77.
Calendário
Introdução
Uma semana tem 7
dias.
Uma quinzena tem
15 dias.
Um mês tem 30 ou
31 dias.
O mês comercial
tem 30 dias.
Um bimestre tem
dois meses.
Um trimestre tem 3
meses.
Um semestre tem 6
meses.
Um ano tem 12
meses ou 365 ou 366 dias (ano bissexto).
Atividade:
- Quantos são os dias da semana? Quais são?
- Quantos meses tem esse calendário? Quais são?
- Qual é o primeiro e o último mês desse semestre?
- Quais são os feriados?
- Qual é o mês mais curto?
- Qual foi o mês das férias?
- Pinte no calendário o dia do início das aulas.
- Quantos sábados tem o mês de março? E domingos?
- Os meses que tem 30 dias são: __________ e __________.
- Os meses que tem 31 dias são: __________ , _________ e _____________.
- Língua Portuguesa:
Portfólio
Relato e Avaliação Seduc
Texto informativo: Recursos Naturais
Recursos Naturais é tudo aquilo que a natureza oferece e que é útil
ao homem: a luz do sol, o ar, a água, o solo, os minerais, os
vegetais e os animais. O ser humano, os outros animais precisam de
água para viver. A água é encontrada no rios, nos lagos, nos
mares, nas geleiras e nos lençóis subterrâneos.
O solo é utilizado para plantar e produzir alimentos. No solo e no
subsolo são encontrado os minerais como ouro, prata, ferro e sal.
As plantas servem de alimentos, contribuem para purificar o ar e são
usadas para fazer remédios, tecidos, móveis, roupas tec.
Alguns animais são usados como alimento e empregados na fabricação
de roupas, calçados, além de servirem como meio de transporte.
- Preservação dos Recursos Naturais
Os recursos naturais devem ser conservados para evitar que se
esgotem. Para isso, é preciso:
Evitar o desmatamento e promover o reflorestamento;
Conservar o solo evitando as queimadas;
Combater a poluição do ar, que causa doenças e modifica o clima;
Evitar a poluição da água, que fica imprópria para consumo e
causa doenças;
Evitar a caça e pesca feitas sem ontrole;
O IBAMA (Instituto brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis) é um órgão do governo brasileiro criado para
preservar os recursos naturais do nosso país.
Caderno do Futuro Geografia
Atividade de compreensão de texto
- O que são os recursos naturais?
- Qual a importância da água?
- Onde podemos encontrar água?
- No que é utilizado o solo?
- Qual a utilidade das plantas?
- Para que usamos os animais?
- Por que é preciso preservar os recursos naturais?
- Dê três exemplos de como podemos preservar o meio ambiente onde vivemos.
- O que significa IBAMA?
- Qual é a função do IBAMA?
- Carlos escova os dentes com a torneira ligada. Em sua opinião ele está preservando a água que ele usa. Por quê?
- Lição de casa:
- Reescreva e complete o texto com substantivos próprios, de modo que a história faça sentido:
_____________
é um menino muito criativo. Ele e seu amigo ___________ adoram
inventar mil histórias e sempre criam super-heróis interessantes,
como o _______________ ou o _________________.
Eles
gostaram tanto de criar o _________________, que até decidiram
começar a escrever um livro sobre as aventuras dele. Por enquanto,
deram ao livro o nome de ____________________________.
Como
acharam que o ___________________ ficava muito sozinho nas histórias,
inventaram um cachorro companheiro para ele e lhe deram o nome de
___________________.
Os
dois amigos já chegaram até a levar algumas aventuras para a
_________________, escola em que estudam. A professora _____________
gostou tanto, que sugeriu a publicação de uma das aventuras no
____________________, que é o jornal da escola.
O
sucesso foi tanto, que eles agora levam todos os meses uma aventura
para ser publicada. Quem sabe um dia eles se tornam famosos com seu
personagem favorito, o ___________________.
- Sexta-feira:
HISTÓRIA:
Os primeiros habitantes do Brasil
Os
povos indígenas foram os primeiros habitantes do Brasil. Os
indígenas moram em ocas amplas. O conjunto de ocas formam a taba ou
aldeia.
A
tribo é a reunião de diversas aldeias. Cada tribo possui um chefe
guerreiro, chamado cacique ou morumbixaba, e um chefe religioso o
pajé.
Os
indígenas enfeitam o corpo com penas coloridas, dentes de animais e
pinturas.
A
alimentação dos indígenas se constitui basicamente da caça, da
pesca e de vegetais. Algumas tribos cultivam a mandioca, o milho, o
amendoim, a batata doce, o feijão.
Suas
armas, no passado, eram o arco e flecha, a lança, o tacape e a
zarabatana. Suas festas, cantam, dançam e tocam instrumentos
musicais como o maracá, o tambor e a flauta.
Os
povos indígenas acreditam em várias divindades como, por exemplo,
Tupã.
Fabricam
canoas, cestos, objetos de cerâmica etc.
Caderno
do Futuro História- IBEP
Atividade
de compreensão do texto
- Quais foram os primeiros habitantes do Brasil?
- Onde moravam os Índios?
- Como os índios se enfeitavam?
- Como era chamado o chefe guerreiro da tribo?
- Quais armas os índios utilizavam para se defender?
- Como era a limentação indígena?
- Quais instrumentos musicais os índios utilizavam?
- Quais artesanatos os índios fabricavam?
- Atividade de Matemática
1.
Decomponha os números abaixo:
A) 3832:
B) 16854:
C) 5473:
D) 43836:
E) 6481:
F) 453247:
2.
Dos números abaixo quais ocupam a 3ª ordem:
A) 1.930:_____
D) 92.417:______ G) 5.432:____
B) 477:_______
E) 88.381: _____ H) 1.003:____
C) 760.271:_____
F) 91.068: ______ I) 852: ____
3.
Escreva por extenso:
A) 75.692:
B) 3.723:
C) 60.420:
D) 18.751:
E) 406.530:
4.
Represente em números romanos:
A) 445:
D) 352: G) 6647:
B) 683:
E) 980: H) 2138:
C) 790:
F) 1438: I) 1555:
5.
Escreva os números pares do 20 até 120:
6.
Escreva os números ímpares do 821 até 901:
7.
Descubra o termo desconhecido nas igualdades:
A) ▲ x 3 = 162
D) ▲ ÷ 15 = 21
B) ▲ - 80 = 42
E) ▲ + 32 = 56
C) ▲ x 6 = 126 F) ▲ - 38 = 117
C) ▲ x 6 = 126 F) ▲ - 38 = 117
Nenhum comentário:
Postar um comentário